Retrospectiva 2011!

3
777

Quando existe dedicação, é sempre um barato olhar para trás. Nesse tom, inicio este texto que tenta fazer uma retrospectiva do Portal Marítimo neste 2011. Muita coisa aconteceu. Dimensionem 15 posts em média por dia, sete dias por semana, quatro semanas por mês, 12 meses por ano. São para mais de 5000 notícias e artigos que publicamos sem cansar, para vocês.

O ano de 2011 foi muito importante. Fizemos nosso primeiro aniversário, batemos o primeiro milhão de acessos, fizemos novos contratos de patrocínio, fizemos coberturas especiais, fizemos amigos.

Para definir melhor, penso que 2011 foi bombástico para nós. Rodrigo Cintra levou o Portal para a grande mídia, sendo citado como fonte no jornal Valor Econômico e eu, Marcus Lotfi, também balancei nossa bandeira, figurando em pé de igualdade com os ilustres da mídia em diversas coberturas exclusivas, destacando-se a que aconteceu à bordo da FPSO OSX-1.

Em 2011, o Portal Marítimo ingressou no chamado trade, que é o grupo de veículos de imprensa especializada. Nosso Editor Executivo recebeu a medalha “Amigo da Marinha”, da Marinha do Brasil, firmando a parceria sólida que temos com esta força armada.

Neste ano, questões polêmicas foram levantadas, ressaltando-se a cobertura da queda do helicóptero da Sênior Taxi Aéreo – a mais completa de toda a mídia e nosso recente acompanhamento no caso dos Guardas Portuários, em que fizemos entrevistas de peso. Estamos com vocês!

2011 foi também um ano de quebra de paradigmas, onde provamos que o offshore não foi apenas feito para os técnicos ou engenheiros, revelando campos de trabalho para profissionais de outras áreas, como Oceanografia, Geologia e Biologia.

No entanto, também demos más notícias neste ano. Mortes e algumas inverdades foram reveladas, como a dura situação daqueles que abandonam suas vidas para tentar uma colocação no mercado em Macaé, bem como a real situação das vagas naquela cidade, que não existem.

Revelamos o drama da falta de profissionais qualificados, o salto alto das empresas de RH, o descaso de muitas empresas com a segurança e saúde do trabalho, além das questões ambientais. Pusemos nossos dedos em muitas feridas.

Acompanhamos uma cabotagem em evolução, que raciocina com escalas menores. Acompanhamos a construção de uma logística intermodal moderna no Brasil. Vimos nascer a idéia do modal porta a porta.

O que conseguimos fazer neste 2011 foi descobrir o mundo marítimo para vocês. Peculiaridades, curiosidades, fatos negativos e positivos foram colocados na ponta dos dedos, de uma maneira clara, objetiva e de fácil entendimento para os leitores que ainda são leigos no assunto.

Inevitavelmente, fomos instrumento político, viabilizando grandes debates e despertando a atenção de gente grande. Fomos até citados por um deputado em seu blog, quando cobrimos o caso Chevron!

Revelamos falhas na estrutura desde campo de atuação e, no afã de justificá-las, colocamos diversas autoridades do meio na posição ridícula de mentir descaradamente, sendo que eles mesmos sabiam que o que estavam dizendo não era verdade.

Trabalhamos todo este ano pela informação de qualidade, pelo livre debate, pela construção de um ambiente mais democrático e visamos em todos esses dias, semanas e meses ser exatamente o que olhamos hoje e vemos que somos.

Tudo isso só aconteceu por causa de vocês, leitores, patrocinadores, amigos do Portal Marítimo.

E um feliz 2012 para todo mundo!!!!

Por Marcus Lotfi

3 COMMENTS

  1. Realmente a equipe Portal Marítimo estão de Parabéns pela eficiência em levar as notícias na integra para seus osuários, desejo a toda equipe Portal Marítimo que a Plenitude seja perfeita nas atribuições de voçês nesse ano de 2012.
    Feliz Ano Novo
    Oposição Metalúrgica de Niterói e Itaboraí: JUNIOR DA STX OSV

  2. Parabens pelo BLOG, com comentarios e reportagens sem tendencionismo. Que 2012 seja sempre mantendo o mesmo nivel.Feliz Ano Novo.OSM NAILTO

Deixe uma resposta