UNIFESP lança Curso de Bacharelado em Ciências do Mar

1
733

Bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia com ênfase em ciências do mar. Este é o novo curso criado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que será ministrado no campus da Baixada Santista, em Santos, litoral do estado. São 200 vagas para o primeiro semestre letivo deste ano.

Todas as vagas para o bacharelado interdisciplinar estão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que recebe inscrição de candidatos a partir do próximo sábado, 7.

Para concorrer, os estudantes devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011.

De acordo com Nildo Batista, Coordenador da secretaria de planejamento acadêmico e gestão de novos cursos na Unifesp, a formação de recursos humanos para ciências do mar é extremamente necessária e estratégica, dada a evolução do país no campo das pesquisas do petróleo e da exploração do pré-sal.

A escolha do campus da Baixada Santista para sediar o curso se deve à presença de importantes complexos industriais de siderurgia, química e petroquímica reunidos no pólo industrial de Cubatão, que é também um amplo mercado de trabalho ainda carente de mão de obra qualificada.

Bacharelado – Com três anos de duração, o bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia com ênfase em ciências do mar compreende estudos distribuídos em quatro eixos: o ambiente marinho; a vida marinha; a sociedade e trabalho no mar; mar, ciência e tecnologia. Segundo o Professor Nildo, ao concluir o bacharelado, o profissional estará preparado para o mercado de trabalho e para concurso público em empresas da área, como a Petrobrás.

Será, ainda, candidato a ingressar em cursos de engenharia, com duração de dois anos, para obter o segundo diploma. Ao final de 2014, duas engenharias serão oferecidas para a primeira turma do bacharelado: engenharia de petróleo e energias renováveis e engenharia ambiental portuária.

O professor Nildo explica que após 2014, o campus da Baixada Santista vai abrir mais três cursos exclusivos para oriundos do bacharelado em ciências do mar – engenharia de pesca, oceanografia e ecologia marinha. O projeto político-pedagógico da Unifesp para o campus da Baixada Santista prevê a criação da grande área de ciências do mar e meio ambiente que vai reunir o bacharelado, as três engenharias, a oceanografia e ecologia marinha no Instituto do Mar.

Devido à amplitude de oportunidades de formação e qualificação profissional que o bacharelado abre, Nildo Batista diz que espera uma grande procura de estudantes e profissionais pelo curso no Sisu. A oferta de 100 vagas no turno da noite também deve ampliar o leque de candidatos. As outras 100 serão no turno da manhã e cada turma terá 50 alunos.

No conjunto de seus campus, a Universidade Federal de São Paulo oferece 2.391 vagas em 46 cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada do primeiro semestre de 2012.

Agenda — Os candidatos a vagas na educação superior pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem consultar, pela internet, a relação das instituições de ensino que aderiram ao sistema para o processo seletivo do primeiro semestre de 2012, cursos que oferecem e número de vagas. Está à disposição um roteiro que orienta o processo de inscrição. As inscrições estarão abertas de 7 a 12 deste mês

Com as informações –  Planeta Universitário

Por Rodrigo Cintra

1 COMMENT

  1. Olá, gostaria de saber, qual é o campo em que o profissional ira atuar, salario, qual o foco etc.

    Andei pesquisando do assunto, mas como essa graduação é nova no mercado, ainda falta explicações como estas que eu não consegui encontrar.

    se pudesse me responder ficaria muito grato!!!
    Obrigado

Deixe uma resposta