Plataforma da Brasdril fica à deriva e trabalhadores passaram fome

20
1258

O Sindipetro-NF recebeu denúncia encaminhada no dia 23 de dezembro que a plataforma SS-52, Ocean Whittington, da Brasdril ficou à deriva em alto mar. A unidade que está em Belem do Pará, não recebeu nenhum suporte da empresa, cuja sede fica na Zona Zen em Rio das Ostras, Rio de Janeiro.

O relato dos trabalhadores a bordo é que eles ficaram sem comida e com alguns funcionários passando muito mal. Os trabalhadores questionam o descaso pelo qual os brasileiros passam em plataformas operadas por companhias estrangeiras. 

“Deixamos nossas famílias para ganhar nosso dinheiro em cima de uma bomba prestes a explodir. Já não aguentamos mais tanta indiferença com os trabalhadores brasileiros” – relata um petroleiro que esteve a bordo durante o acontecimento.

O Sindipetro-NF tem denunciado através de boletins a forma como a Brasdril trata os petroleiros brasileiros que trabalham para ela. Inclusive apoiando casos de demissão arbitrária de cipistas, acidentes e questões relacionadas a segurança no trabalho.

No boletim veiculado no dia 18 de fevereiro de 2011, o NF denunciou que “a empresa é reconhecida por práticas antissindicais em relação aos cipistas, por interferir nas cipas, por não querer referendar um  Acordo Coletivo para seus trabalhadores (um documento fundamental para as relações de trabalho) e pelo desrespeito pelo qual os trabalhadores brasileiros são tratados pelos superiores, na maioria das vezes, estrangeiros, chegando a casos de assédio moral. Além disso, se nega a reconhecer a representação do Sindipetro-NF e fecha os olhos para a representação de fato”.

Com as informações – Sindipetro NF

Por Rodrigo Cintra

20 COMMENTS

  1. Peço a Deus que estes colegas superem este mal momento, esta foto da SS-52 adernada eu estava a bordo no dia 25/12/2007 e estava de serviço na sala de rádio, e como ninguem me falou da situação mas com mais 25 anos de experiencia não hesitei por minha conta e risco em pedir socorro, logo após uns trinta minutos foi dado ordens de abandono sendo resgatado pelo RB Astro Arraia 40 minutos após o abandono, imagine se não tenho tal atitude. Força companheiros que va dar tudo certo.
    Atenciosamente

    FERNANDO DE SOUZA
    Radio oprador GMDSS

  2. Não é só o Gringo que faz o que quer, temos dois tipos de Trabalhadores Offshore no Brasil, os que fazem a coisa acontecer de Verdade ( mas não saem na mídia ) e os de Macacão Limpos ( Gringos que Chefiam Plataformas Gringas e Chefia de Plataformas BR, esse segundo Grupo só falta falar Inglês a Bordo para ficar igual ao Primeiro ) Já Passei muita Humilhação na Mão de Gringos e Brasileiros…..em Navio Gringo ( Marlim Sul da SBM ) Quando os Mergulhadores atendiam o telefonema de algum familiar que não fosse no telefone público tinha um Gringo que dava Piti e Arrancava o Aparelho da Parede e se não Bastasse ainda tinha Brasileiro FDP que fechava com Chaves portas que davam acesso a nossos camarotes somente para nos fazer dar a volta na superestrutura e entrar por outro lado…só pra puxar o saco dos Gringos e tentar tratar os Brasileiros como eles tratam aqui e lá fora os Indianos e Filipinos….Eles querem colocar os Brasileiros às suas Órdens subjulgados como subraça ( Se é que isso existe, mas para quem está lá isso é tão forte e tão claro que as salas de televisão e horários dos gringos é sempre prioridade em cima dos Brazucas,,,,em alguns navios chega um certo horário em que os Brasileiros são convidados a se retirar da sala de televisão para que eles possam ficar a vontade e se vc não gostar da medida e eles perceberem sua insatisfação provavelmente vc não voltará no próximo mês com sua cara de insatisfação e sim um outro bobo que vai se humilhar e acordar de manhã todo sorridente e quando for destratado logo pela manhã responderá com um Agradável GOOD MORNING!!!

  3. Onde estão o Ministério do Trabalho e Emprego e a Delegacia Regional do Trabalho?! Em território Brasileiro a Lei deve ser cumprida doa a quem doer!

  4. O Brasileiro,tem que deixar de dar desculpas,é começar a ser mais competente e responsável..
    A forma de chamar estrangeiros de gringos,é coisa de gente inculta e mal educada e vulgar,vamos respeitar e nos dar o respeito.
    Não se generaliza as pessoas,muito menos as nações e estados,Brasileiros deixemos de ter a mentalidade tão pequena.
    A maioria dos estrangeiros são exigentes é gostam das coisas bem feitas,coisa que Brasileiro não é acostumado,daí quando um estrangeiro exige muitos acabam levando para o lado pessoal.
    Vamos trabalhar direito,ser mais profissional,mais limpos,mais organizados,se te pedem para fazer algo bem feito faça,independente de o chefe ser estrangeiro ou não.
    Mas tem muito Brasileiro,que ao invés de fazer as coisas bem feitas,somente sabem ficar falando mal das pessoas..,e se são de fora muito mais.
    Mas não falam de como muitos de nossos compatriotas se comportam,se falo das coisas que fazem,vai fazer a cara de muitos aqui cair de vergonha.

    • Kal, vc disse td, muitos brasileiros que reclamam tanto do gringo, desrespeita os nordestinos como se eles não fossem competentes, ai qdo sofre a mesma coisa acha ruim.

  5. cade o ministério do trabalho a marinha e será que esta plataforma tem contrato com a petrobras?
    isso e que os gringos da brasdril fazem bando de incompetentes. espero que a empresa seja responsabilizadapelos atos dessa gerencia.

  6. Trabalhei na Brasdril de 99 a 2002 essa companhia sempre foi assim, os extrangeiros que ficam no comando da sonda abordo sempre cometeram graves casos de assedio moral e muita falta de respeito com os brazucas abordo sem falar
    na falta de seguranca na falta de seguranca nas operacoes isso e um caso serio e precisa de uma atencao especial ou entao vai continuar acontencendo.

  7. Nao eh de hj que isso acontece,passamos nossa jornada a bordo sempre sendo oprimidos pela gringalhada que na maioria deles nao sabem nem ler direito e que dira escrever na propria lingua,mas como sao “Americanos” mandam e fazem o que bem entendem no Brasil e com os brasileiros,Autoridades deveriam intervir pois muitas das vezes trabalhamos sobre esta pressao e muitas das vezez coisas que acontecem nas unidades ninguem fica sabendo,sou funcionario desta empresa a seis anos e ja vi muita coisa burra acontecer por contas de nossos “supervisores” inclusive o RACISMO!

  8. Realmente é lamentável isso que ocorreu com os colegas e presto toda a minha solidariedade a eles,m as confesso que eu acho que os grandes culpados são os próprios brasileiros que estão no porder do nosso país que permitem determinadas coisas aqui, como por exemplo esta invasão de gringos que muitas das vezes nos desrespeitam em um tom de que não somos capazes de desempenhar bem a função deles e quando mostramos que somos muito melhores, eles nos perseguem até sermos mandado embora ou pedirmos demissão, como eu tenho a certeza que é o caso de muitos colegas offshore. Contudo, para que possamos dar um basta nestes gringos, os nossos governantes deveriam investir muito mais em educação e assim estimulando os jovens e os trabalhadores a se capacitarem de forma que as empresas não precisariam trazer tantos grigos para o Brasil.

  9. Tudo que li até agora é muito lindo. Contudo, reforçando os comentários do Kal e do Mauricio Pessanha, deixo aqui minha opinião. Eu já fui demitido de tres empresas estrangeiras, justamente devido ao meu comportamento de discordar e bater de frente com algumas diretrizes destas multinacionais que “passam a mão” na cabeça dos estrangeiros. Foram elas: NOV, Brasdrill e Transocean. Nesta última fui demitido por defender os colegas brasileiros, pois, na posição de chefe de elétrica, me sentia no dever de fazê-lo. Infelizmente, estava lutando em vão, por uma classe que não merecia, pois, na hora “H”, todos pularam fora e se absteram em fornecer as informações as quais eram acariaciados!!! Bando de covardes. Em suma, por causa de uma meia dúzia de maricas, o povo brasileiro precisa de mais uns 500 anos para poderem cobrar algo.

  10. O Pior de todos os comentários que os estrangeiros, a grande maioria, sao todos uns porcos, sujos mesmo, nao gostam de um bom banho, higiene, sei porque tive que trabalhar e conviver com o mal cheiro durante 3 anos da minha vida….esses estrangeiros fedorentos ninguém merece!! Vai desde do peao a chefiaaaaaaaaa…credo!

  11. isto nao passa de uma grande montagem de fotos e mentiras pois estamos acompanhando a ss52 e nenhum momento ela adernou e o companheiro mentiroso que disse que deu o alarme e foram socorridos pelo arraia e mentira pois nesta foto nota-se um rebocador que nem em belem esta, me admira muito vcs acrediterem pois existem sim tripulacao que nao quer trabalhar e quebra os ROV a proposito pois a propia tripulacao infelizmente e quem decide onde fica pois se nao tiver aquilo que eles querem eles se emburram e fazem esse tipo de motim so porque em belem do para se trabalha e nao fica enrolando p passar 28 dias porque querem ganhar facil

    • Prezada Lucia

      O adernamento aconteceu em dezembro, não agora.
      A foto é da 52,a Ocean Whittington, adernada em alto mar, pois a mesma passou pelo mesmo problema em 2007.
      Se você tivesse o cuidado de verificar a data da matéria, lê-la com calma e parar o mouse em cima da foto (lendo a legenda da mesma), certamente nem comentaria esta matéria.

      • vc caro colega e que deveria saber que a Ss 52 e mesma ocean w.entre em contato com a petrobras e vc tera todas as informacoes sobre o que esta acontecendo pois a ss52 ainda esta em belem a caminho de sao luis para financiar o desperdicio

  12. Amigos do mar eu sou maritimo a muitos anos em rebocador as autoridades brasileiras estao fazendo pouco caso de nós que deixamos a nossas familias em casa pra ganhar o nosso pão de cada dia e deparamos com esses estrangeiros entrando em nossas plataformas nos nossos mares nos tratando mal tenho certeza que eles nem documentos para trabalhar aqui eles tem pelo que eu soube eles teriam que ter cpf e declarar imposto de renda a policia federal é pra isso fiscalizar esses caras as autoridades é para fiscalizar esse tipo de coisas fora cada gringo que entra em um rebocador desses é um brasileiro desempregado isso sem falar na enorme quantidade de gringo nas plataformas brasileiras os sindicatos deveriam se unirem para combater essa invasão eu acho que os sindicatos tambem tem culpa nisso eles podem fazer muita coisa na pratica não de boca ai vai o meu desabafo estou com voces um abraço companheiros do mar

  13. Ai sou Brazuca e Americano, minha opiniao, nem aqui nos Estados Unidos nem no Brasil. Poderia haver algo desse tipo mais infelismente rola brother.E aquilo. Sua defesa e um bom trabalho feito ai amigo voce e respeitado eu acho que e assim que se rebate essas criticas. Um bom trabalhador se avista de longe amigao.

Deixe uma resposta