Petrobras oficializa indicação de Graça Foster para a Presidência

3
358

A Petrobras oficializou nesta segunda-feira que o presidente do Conselho de Administração da empresa, Ministro Guido Mantega, vai indicar a atual Diretora de Gás e Energia da Empresa, Graça Foster, para o cargo de Presidente da companhia.

A empresa divulgou nota oficial por volta de 12h desta segunda-feira sobre a mudança de comando, após a substituição do atual Presidente José Sergio Gabrielli ter sido noticiada pela imprensa. Às 14h15m, as ações da empresa reagiam com alta de 1,53% ao anúncio, enquanto o índice Bovespa subia 0,33%.

“A Companhia informa que o Conselho de Administração é o órgão responsável pela eleição de seu Presidente. O Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Sr. Guido Mantega, já manifestou que vai encaminhar como proposta a ser apreciada na próxima reunião do mesmo, a se realizar dia 9 de fevereiro próximo, a indicação da atual Diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, para presidir a Petrobras. Uma vez o assunto em questão seja aprovado pelo Conselho, a Companhia dará ampla divulgação do fato”, diz a nota divulgada pela Petrobras.

A substituição de Gabrielli por Graça já era esperada, porque a diretora tem perfil técnico, bem ao gosto da Presidente Dilma Rousseff, de quem é amiga. Engenheira química com pós-graduação em Engenharia Nuclear pela UFRJ, ela é considerada competente, leal a seus superiores, exigente e às vezes pouco afável nas negociações — o que faz com que muitos a vejam como uma pessoa dura. Funcionária de carreira, comandou seu programa de biodiesel da estatal.

Gabrielli, que está há quase sete anos à frente da companhia petrolífera, deve assumir um cargo no Governo Jaques Wagner e, depois, disputar as eleições em 2014 para o Governo da Bahia ou para o Senado. A saída do executivo era alvo de especulações desde o ano passado, por suas aspirações políticas.

A história de Graça reflete diversos pioneirismos. Ela entrou na estatal como estagiária em 1978 e chegou a ser uma das primeiras mulheres a trabalhar “embarcada” nas plataformas de petróleo em alto- mar. Ela ocupou diversos postos de prestígio na companhia e no setor energético. Esteve à frente, por exemplo, da BR Distribuidora e da Petroquisa.

Além disso, já esteve na Administração Federal: foi titular da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia quando Dilma era a titular da pasta. Ali, coordenou o Prominp, programa de qualificação da indústria do petróleo, e o programa de biodiesel do governo.

Mas foi no retorno à Petrobras — ela voltou para substituir Ildo Sauer na Diretoria de Gás — onde se fez mais conhecida e mostrou alguns traços de sua personalidade. Além de estar totalmente envolvida com o desenvolvimento do pré-sal, foi muito combativa na chamada “crise do gás”, quando Brasil e Bolívia divergiram sobre a quantidade e o preço de combustível do país andino que viria para o Brasil.

Gabrielli assumiu comando da Petrobras em 2005

Já Gabrielli entrou na Petrobras em 2003, como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, por indicação do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, sua nomeação causou apreensão no mercado, que considerava seu perfil acadêmico demais para a função. No entanto, Gabrielli conseguiu quebrar a desconfiança dos investidores e assumiu a Presidência da Petrobras em julho de 2005, mesmo ano em que ganhou do jornal “New York Times”, o título de “Melhor Executivo de Finanças da América Latina” e o troféu “Equilibrista”, do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef). Gabrielli é formado em economia pela Universidade Federal da Bahia e fez doutorado na Universidade de Boston.

Com as informações – O Globo

Por Rodrigo Cintra

3 COMMENTS

    • Sancler
      Graça Foster é funcionária de carreira, concursada da empresa, com mais de 30 anos de casa e foi uma das primeiras mulheres a embarcar em plataformas no Brasil.
      Na minha opinião, a Petrobras não poderia ter escolhido melhor.
      Agora só falta o Conselho aprovar.

  1. Eu só vi o Gabrieli embarcar em uma Plataforma em auto Mar. quando o Presidente Lula e a Dilma foi fazer uma visita na Produção do 1° Óleo extraido do Bloco de Tupi BM-S.
    Só isso e mas nada.
    Ja a Foster tem uma linda carreira, veio de baixo estudou se formou,
    foi moradora do morro do Alemão. gosta de arregaçar as mangas visitar os canteiros de obras.
    não é de ficar sentadinho na frente de um pc no Ar central bem fresquinho da sua sala. não é por isso que só de anunciar o nome dela.como candidata a presidência. as ações da empresa subiu.
    É MOLE OU QUÉR MAS?? RSRS

Deixe uma resposta