Coluna de produção da Dynamic Producer rompe e causa derrame de óleo

9
1067

A Petrobras informa que às 8h30 desta terça-feira (31/01) foi detectado um rompimento na coluna de produção do FPSO Dynamic Producer, da Petroserv / Ventura, que está localizado a cerca de 300 quilômetros da costa do Estado de São Paulo em local onde a profundidade é 2.140 metros.

Este navio-plataforma realiza o Teste de Longa Duração (TLD) de Carioca Nordeste, no pré-sal da Bacia de Santos.

O poço encontrava-se em produção com um sistema de monitoramento e registro contínuo. Após o rompimento, o sistema de segurança fechou automaticamente o poço. O poço encontra-se fechado e em condições seguras.

Uma estimativa preliminar aponta a possibilidade de terem vazado 160 barris de petróleo. Não há possibilidade do petróleo chegar à costa brasileira.

A Petrobras acionou imediatamente o seu Plano de Emergência. Foram mobilizados todos os recursos necessários para o recolhimento do petróleo no mar e do petróleo residual da parte superior da coluna.

A Companhia já comunicou oficialmente a ocorrência à Marinha do Brasil, IBAMA e Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

As causas da ocorrência estão sendo investigadas.

Por Redação Portal Marítimo

9 COMMENTS

  1. é será que será multada como a chevron ou foi só um incidente e tudo acaba em piza . todos sabem das sondas sucatas que a Petrobras contrata a preço de sonda nova !!!!
    cade as manutenções e vistorias certificações dos equipamentos ?
    vergonha !!!!!!

    • Sancler
      A Dynamic Producer é uma unidade muito nova, construída em 2007 ou 2008, sendo entregue logo em seguida, em 2009, se não me engano.
      O mais importante é que o sistema de segurança funcionou.

    • Vergonha deu quando li este comentário, pois ainda tem pessoas que mesmo não sabendo o que aconteceu insistem em postar coisas absurdas sobre o não ocorrido. Tenhamos que conhecer melhor para depois criticar

  2. Sou Radio Operador e trabalho no WG Cook navio sísimico que passa ao lado das duas unidades, a Dynamic Producer e a Vitória 10.000. Acredito muito na capacidade de recuperação e controle do ocorrido, quero dizer também que há muitas pessoas que especulam sem de fato saber o que ocorreu e sem nunca ter experiencia de ter tido trabalhado nesta área de produção de energia. Parabéns Dynamic Producer pelo controle de toda situação.

  3. O Dynamic Producer não é um navio navio novo, os seus equipamentos são novos , a reforma do mesmo iniciou-se em 2007 e entregue em 2009.

  4. O Dynamic producer e um navio ótimo em todos aspectos e só pessoas capazes trabalham lá que e um grupo excelente e quem tem boca fala o que quer sem saber o que aconteceu.

  5. Esta unidade estava com previsão de descer a area de produção para algum tipo de manutenção desde julho de 2015, e até agora não veio. Face o comentado acidente,sendo ela nova ou não, reformada ou não, bom ou mau navio sonda, cabe agora apurar com requintes o que tem passado nesta unidade desde 2015.

Deixe uma resposta