Encerrada a busca por corpos no Costa Concordia

0
369

A busca dos corpos dos desaparecidos do naufrágio do Costa Concordia na parte submersa do navio foi encerrada em definitivo nesta terça-feira em consequência da ameaça que representa para a segurança dos mergulhadores, anunciaram os bombeiros e a Defesa Civil da Itália.

“Nós suspendemos definitivamente as buscas submarinas no interior do navio”, indicou à AFP um porta-voz dos bombeiros. Segundo a Defesa Civil, que informou as famílias e as embaixadas envolvidas, “as condições de segurança não estão mais reunidas para as operações” na parte imersa do casco.

A decisão foi tomada pelo diretor técnico das equipes de resgate, o chefe dos bombeiros de Grosseto Ennio Aquilino, de acordo com as outras autoridades e depois de ter recebido informações sobre deformidades no casco do navio, onde foram abertos buracos recentemente.

A preocupação dos operadores está relacionada principalmente ao fato de os mergulhadores não poderem sair das aberturas que dão acesso a pontes imersas a 20 metros de profundidade.

Por outro lado, os bombeiros e outras equipes que estão na área reiniciarão a exploração de algumas partes do casco que estão fora da água e examinarão de mais perto toda a área em torno do casco em busca de eventuais corpos.

O Concordia se chocou com uma rocha perto da ilha italiana de Giglio e naufragou no dia 13 de janeiro com mais de 3,2 mil turistas de 60 países diferentes a bordo e mil membros da tripulação de 40 nacionalidades, a cerca de 30 metros da praia.

O registro da tragédia foi estabelecido em 32 mortos pelo prefeito Franco Gabrielli, comissário especial encarregado do naufrágio, sendo que 17 foram encontrados.

Com as informações – AFP

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta