Pernambuco – Capitania dos Portos já autuou 132 embarcações na Operação Verão

0
380

Um total de 132 notificações emitidas em mais de 870 embarcações fiscalizadas pela Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) desde o dia 15 de dezembro do ano passado. Este é o balanço parcial da operação Verão 2011/2012, divulgado nesta quarta-feira e que segue até o dia 15 de março deste ano.

A maioria das infrações diz respeito a embarcações pilotadas por pessoas sem habilitação. Para estar no mar, qualquer condutor de embarcação, inclusive de jets skis, precisa portar o Título de Inscrição da Embarcação e a Carteira de Habilitação de Amador. Neste tipo de irregularidade, os proprietários são intimados a comparecer à Capitania para apresentar sua defesa prévia.

Ainda de acordo com os dados da operação, os pontos com maior número de irregularidades no estado foram as praias de Itamaracá, no litoral norte e Tamandaré, no litoral sul.

A ação, que envolve 120 militares, está realizando abordagens em barcos, lanchas e jet skis, onde são verificados itens como documentação da embarcação e do condutor, lotação de passageiros, existência de colete salva-vidas, extintores de incêndio e número de inscrição na Capitania.

Uma dos objetivos é combater o uso de bebidas alcoólicas pelos condutores, por meio do bafômetro. As pessoas também podem participar da operação, fazendo denúncias pelo telefone (81) 3424.7111, que atende 24 horas. Além disso, a Capitania também recebe denúncias por meio de fotografias ou filmagens que mostrem o número de registro ou nome da embarcação. As imagens podem ser envidas para o e-mail secom@cppe.mar.mil.br.

Com as informações – Diário de Pernambuco

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta