Cabotagem em pauta no Senado Federal

5
433

Em discurso nesta quarta-feira (15), o Senador Valdir Raupp (PMDB-RO) ressaltou a necessidade de se investir em infraestrutura para que o Brasil possa continuar em seu processo de desenvolvimento, intensificado nos últimos anos. Ele destacou a urgência de investimentos na navegação de Cabotagem, ou seja, entre portos do mesmo país, sem perder a costa de vista.

– O transporte de Cabotagem afirma-se como alternativa econômica viável, auxilia o desenvolvimento do país, além de empregar milhares de brasileiros, transportando parte importante da riqueza nacional – avaliou.

Na opinião do senador, a expansão do transporte de cabotagem no Brasil e o necessário investimento nos portos são atrapalhados pela burocracia e pelos custos elevados. Atualmente, com o apoio e o envolvimento do Governo Federal, a iniciativa privada tem melhorado os canais de escoamento da produção nacional de bens e produtos, mas a capacidade ainda é insuficiente, disse.

A maior preocupação de Raupp diz respeito às expectativas de crescimento da economia brasileira nos próximos anos. Sem investimento em infraestrutura, pode haver prejuízos, ressaltou. O investimento feito até agora graças às duas edições do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1 e PAC 2) já chega a R$ 15 bilhões, segundo o senador, mas corresponde a apenas 35% das necessidades totais para solucionar os gargalos do setor.

– Como se vê, afora a questão regulatória e burocrática, são indispensáveis novos aportes financeiros governamentais e da iniciativa privada, a fim de que se superem problemas estruturais e conjunturais – afirmou 

Com as informações –  Agência Senado

Por Rodrigo Cintra

5 COMMENTS

  1. vale apena ressaltar . que nossos ilustres senadores devem lembrar que se faz necessário investir em infra estrutura e em treinamento de mão de obra BRASILEIRA pois acho que não devemos criar empregos para gringos se temos chefes de família desempregado no pais só esperando uma oportunidade para servir ao pais . pois de que serve infra estrutura “obras “ se não tem trabalhadores para operar os equipamentos.

  2. Reblogged this on ANALISEIe comentado:
    Ampliar a navegação de cabotagem é muito pertinente e vai de encontro com a estratégia de crescimento do Brasil através do consumo interno. Esse tipo de navegação oportuna o aproveitamento de mão de obra exclusivamente nacional. Além disso, o transporte marítimo é uma excelente alternativa para escoar a produção de um estado para outro, pois permite uma economia de escala bem razoável, a ponto de ser uma forte concorrente do transporte rodoviário.

Deixe uma resposta