Jurong divulga lista de aprovados

0
476

O Estaleiro Jurong divulgou a lista dos aprovados para os cursos de capacitação gratuitos que vai oferecer aos moradores da área de influência do empreendimento. Participaram da seleção 1.923 candidatos para cerca de 670 vagas em 11 cursos diferentes: Secretariado Recepcionista, Aux. de Creche Berçarista, Aux. Administrativo, Autocad 2D e 3D, MS Project, Gestão Hoteleira, Caldeireiro, Costureiro Industrial do Vestuário – Tecido Plano, Mestre de Obras, Pintor Industrial, Instalador Hidráulico, Cozinheiro Industrial e Estampador de Tecidos.

Os cursos abrem oportunidades para que os moradores treinados trabalhem nas obras de empreendimentos da região, além da própria Jurong. Outra linha de ação deste programa está na qualificação para setores como alimentação e hotelaria, que terão aumento natural de demanda com a instalação do estaleiro. Os selecionados terão direito gratuitamente a todo o material didático. Os alunos aprovados, moradores das localidades fora da sede do município de Aracruz, terão viabilizado o transporte gratuito, por meio de parceria com as prefeituras.

O projeto, que está sendo realizado, nesse semestre, em parceria com entidades educacionais, como Faculdade Casa do Estudante (FACE) e SENAI, e no segundo semestre, com Faculdade de Aracruz (FACCZ), Escola Técnica PREMIER CEDTEC, SENAC e as prefeituras de Aracruz, Fundão, Ibiraçu e João Neiva, é composto por 25 cursos que totalizarão 3.780 horas de qualificação e aperfeiçoamento. As matrículas dos candidatos aprovados acontecem de 20 a 23 de março no SENAI e na Casa do Estudante.

Os candidatos selecionados deverão comprovar, por meio de documentação, todas as informações fornecidas na ficha de inscrição e durante a seleção. As aulas tem início nos dias 2 e 3 de abril. A lista de aprovados e dos documentos necessários para matrícula estão disponíveis no site do EJA: www.jurong.com.br,  no SENAI, na FACE e nas instituições onde foram feitas as inscrições para as provas.

O projeto vai oferecer aos moradores da região de influência do estaleiro chances de aproveitar as oportunidades oriundas da intensificação de diversas atividades econômicas, alavancadas pela chegada da empresa, que vai gerar 2,5 mil empregos durante a sua construção e mais 6 mil a partir da sua operação.

Os candidatos, em sua maioria, são moradores do próprio município de Aracruz, principalmente das áreas de influência direta do empreendimento – Vila do Riacho, Barra do Riacho, Barra do Sahy, Coqueiral, além da própria Aracruz Sede. São cerca de 2,6 mil moradores dessa área, o que representa 70% dos interessados.

Próximos cursos

Entre o segundo semestre de 2012 e o primeiro semestre de 2013 será realizado o processo seletivo para os cursos de Instalações Elétricas Prediais, Eletrotécnica, Automação Industrial, Mecânica de Manutenção Industrial, Soldador (Eletr.Revestido, MIG, TIG), Bombeiro Hidráulico, Gestão Ambiental, Eletricista de Manutenção, Encanador Industrial, Auxiliar em Recursos Humanos, Cuidador de Idosos e Instrumentação Cirúrgica.

Projeto teve participação popular

O projeto do curso é resultado de um profundo estudo do panorama socioeconômico local, realizado anteriormente com a participação da sociedade, representada por entidades comunitárias e pelos órgãos governamentais. A definição dos títulos dos cursos partiu também de um cadastramento prévio realizado junto à população, com o objetivo de obter um levantamento dos interesses e necessidades locais, referentes à capacitação profissional.

Desse processo, foram definidos 44 títulos que foram encaminhados às comunidades que se mobilizaram e elegeram os 25 títulos de cursos a serem desenvolvidos no projeto. Participaram do processo onze associações de moradores da orla de Aracruz e Fundão, o Conselho Popular de Aracruz e a Federação de Associações de Moradores.

O projeto de Capacitação Profissional do Estaleiro Jurong atua junto às comunidades da área de influência do empreendimento há mais de um ano, realizando debates democráticos e promovendo ações em diversas áreas com o objetivo de promover o envolvimento da empresa nas questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental, econômica e social da região.

Por Redação Portal Marítimo

1 COMMENT

  1. GOSTARIA QUE NÓS DE ARACRUZ TIVESSE MAIS OPORTUNIDADE NO NOSSO MUNICÍPIO . TRABALHO COM PINTURAS A 18 ANOS , industrial ,automotivo e civil ,lustrador tudo comprovado .João messias Miranda dos santos

Deixe uma resposta