Navio iraniano que carregou no Rio de Janeiro é seqüestrado por piratas

0
392

Um cargueiro iraniano que transportava 63 mil toneladas de açúcar brasileiro foi sequestrado nesta segunda-feira por piratas da Somália quando passava pelo leste do Oceano Índico. Segundo monitores internacionais do tráfego de embarcações, 23 tripulantes estão a bordo da embarcação intitulada Eglantine, que recebeu a carga em fevereiro deste ano no Rio de Janeiro.

Piratas lucram milhões de dólares com os pedidos de resgates de embarcações capturadas. Em alguns casos, os sequestros podem durar longos períodos, pois os criminosos passam a utilizar os recursos do navio tomado para a sobrevivência. Forças navais do Otan, União Europeia (UE) e do Irã tentam combater a prática e defender o transporte naval de mercadorias, mas as autoridades argumentam que Oceano Índico é muito vasto. Os raptos custam bilhões de dólares ao ano para o comércio internacional.

Segundo a Organização Internacional de Açúcar, o Irã deve somar cerca de 1,6 milhão de toneladas de açúcar importadas do Brasil entre o início de 2011 e o fim de 2012. No entanto, sanções impostas pelo EUA e aliados contra a política nuclear de Teerã devem dificultar ainda mais o sistema de pagamentos ao país, mesmo que produtos alimentícios estejam fora da lista de alvos do arrocho econômico.

Com as informações – O Globo

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta