Rolls Royce inovando em embarcações de transporte de peixes

0
436

A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, recebeu o seu primeiro pedido para um novo navio projetado especificamente para o transporte de peixes ainda vivos. A encomenda foi feita pela armadora norueguesa Sølvtrans AS, maior transportadora de peixes vivos do mundo. Além de moderna, a embarcação apresenta alta eficiência energética. O navio será construído no estaleiro Zamakona, na Espanha, e tem previsão de entrega para o meio do ano de 2013.

Para que o transporte seja feito em perfeitas condições sanitárias, são necessários espaçosos tanques com temperatura controlada, localizados no porão dos navios. E, para que isso seja possível, essa nova embarcação é devidamente adaptada.

“O mercado de transporte de peixes vivos está crescendo bastante. Esse pedido mostra como os nossos modernos navios podem ser adaptados para diferentes propósitos. Isso, é claro, mantendo as características de economia de combustíveis, custos baixos de operação e alto desempenho ambiental”, afirmou o Gerente Geral da divisão de Navios Pesqueiros da Rolls-Royce, Monrad Hide. “Esse tipo de embarcação marca uma nova era para esse nicho específico da indústria da pesca e estamos muito felizes que a Sølvtrans tenha optado pelos nossos equipamentos”, completou o executivo.

A nova embarcação NVC 386, da Rolls-Royce, incorpora os últimos avanços do Grupo em projetos de casco, que garantem operações de baixo custo, a eficiência energética e a estabilidade do navio. Também conta com um sistema de propulsão diesel-elétrica, incluindo dois motores a diesel Bergen C 6, e um gerador de eixo híbrido que reduz significativamente o consumo de energia a bordo.

A Rolls-Royce projeta e equipa uma ampla variedade de embarcações voltadas para a indústria da pesca, desde grandes arrastões congeladores até palangreiros e navios de carregamento em massa. Atualmente, existem mais de 100 embarcações Rolls-Royce operando em frotas pesqueiras globais.

A empresa também priorizou o ambiente de trabalho e a rotina nas embarcações. De modo a garantir o conforto de toda a tripulação durante longos períodos no mar, o NVC 386 conta com oito cabines individuais, uma academia de ginástica e uma sauna.

Por Redação Portal Marítimo

Deixe uma resposta