Foi lançado livro sobre a Indústria Naval no Brasil

3
369

Foi lançado nesta terça-feira, o livro Nau Brasilis: a história, a trajetória e a retomada da construção naval brasileira foca a história da indústria naval, que retrata a indústria desde seu apogeu, passando peloo declínio até o renascimento do segmento no País.

O livro versa sobre os aocontecimentos desde as primeiras construções realizadas no Rio de Janeiro, com a finalidade de explorar o então recém-descoberto território de Portugal, até o fechamento da grande maioria dos estaleiros do País.

A obra, do autor Carlos Cornejo, é dividida em duas partes. A primeira engloba praticamente 500 anos de construção de navios no Brasil, indo até o declínio da indústria naval em nosso país. Na segunda parte, o renascimento da indústria é retratada.

Por Rodrigo Cintra

3 COMMENTS

  1. Muito importante, relebrar a história naval de nosso pais, nos meus trinta anos de idade me recordo, quando assistia nos jornais o falecimento da industria naval no Brasil. Apos alguns anos com uma nova politica assistimos o renascimento dessa industria. E também novas oportunidades trabalho e estudo para todos os Brasileiros. Cursei meu curso Técnico em Segurança do trabalho e Apos terminado realizei meu sonho de fazer faculdade de Ciências Contabeis. Faço ingês já no segundo modulo e espero fazer intercambio futuramente no Canada. É o pais esta mudando mas não podemos esquecer de nossa História.

  2. Este livro foi lançado na feira Intermodal em 10 de abril.
    Para os interessados no assunto, amantes dos navios e público geral o livro será lançado na próxima sexta-feira 27 de abril, das18:30 às 21:30 horas, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2.073 – São Paulo.
    O livro “Nau Brasilis: a história, a trajetória e a retomada da construção naval brasileira”, de Carlos Cornejo, conta a história da construção naval e da navegação mercante no Brasil. A obra é dividida em duas partes. Na primeira, relembram-se quase cinco séculos da história do setor, iniciada em maio de 1531, por ordem de Martim Afonso de Souza, num estaleiro erguido no atual bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Do auge, o livro passa para o paulatino declínio da Indústria Naval nacional até sua falência e o fechamento da grande maioria dos estaleiros. Para ilustrar os mais de 500 anos da navegação brasileira, o Nau Brasilis traz uma seleção primorosa de fotografias, gravuras e pinturas.
    É sobre o momento atual, do renascimento dessa indústria, que trata a segunda parte do “Nau Brasilis”. Para retratá-la minuciosamente, o autor acompanhou todas as fases da construção do navio Log-In Jacarandá, o primeiro porta-contêineres construído no Brasil no século XXI.
    Produzido pela Solaris Edições Culturais, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura, o “Nau Brasilis: a história, a trajetória e a retomada da construção naval brasileira” é um livro de capa dura com 360 páginas e 685 imagens, entre fotografias e ilustrações.

  3. Vi a entrevista do autor no canal da BAND. Excelente. Precisamos conhecer muito mais nossa História. Vale a pena ler. Também seria interessante uma feira destas aqui em nossa cidade-Itajaí/SC. Temos estaleiros e potencial para crescer e mão-de-obra sendo preparada.

Deixe uma resposta