Chevron vai retomar as operações no Campo de Frade

1
598

A petroleira americana Chevron, operadora do poço no campo de Frade de onde vazaram 381 mil litros de petróleo em novembro, vai pedir à ANP (Agência Nacional do Petróleo) a retomada das operações na área.

De acordo com o diretor de Assuntos Corporativos da Chevron, Rafael Jaen Williamson, o pedido será feito assim que a empresa concluir estudos geológicos na região. O executivo não deu previsão para o pedido.

“Estamos fazendo estudo da geologia da área do campo de Frade para entender detalhes que talvez ninguém entendesse antes [do acidente], para incorporá-los nos planos de exploração e retomar a operação”, disse Williamson.

A Chevron pediu suspensão temporária de suas atividades à ANP em 15 de março, ao detectar um segundo vazamento, menor, em sua área de concessão.

PRÉ-SAL

O Chefe do Departamento de Segurança Operacional da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Raphael Neves Moura, afirmou nesta quinta-feira que não há indícios de que a Chevron estava tentando explorar indevidamente petróleo na camada do pré-sal.

O Ministério Público Federal denunciou a petroleira americana à Justiça em decorrência do vazamento no campo de Frade, na bacia de Campos, em novembro. A denúncia fala que a petroleira e a operadora da sonda, Transocean, buscavam explorar o pré-sal sem condições técnicas e de segurança e sem comunicar a ANP.

“Há 0% de chance. O vazamento não tem relação com o pré-sal”, afirmou Moura, durante audiência pública na Câmara sobre o incidente.

Williamson afirmou que a intenção nunca foi de explorar o pré-sal, e que a perfuração em Frade estava a cerca de 4 mil metros de distância da camada do pré-sal. “Tudo o que foi feito era parte do plano de operação previamente aprovado pela ANP”, disse.

Moura e Williamson participaram hoje de audiência pública na Câmara sobre os dois vazamentos no campo de Frade, litoral norte do Rio de Janeiro.

Com as informações – Jornal Floripa

Por Rodrigo Cintra

1 COMMENT

  1. Está. aí gostei da Chevron, uma Empresa sèria que não se escondeu diante dos poblemas e de suas responsabilidades, que seja um exemplo para muitas Empresas .

Deixe uma resposta