Crivella entrega hoje licenças para barcos de pesca no Ceará

1
364

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, visita nesta terça-feira (1º), comunidades e empreendimentos pesqueiros no Ceará.

Essa é a primeira vez que Marcelo Crivella vem ao estado como Ministro. Ele assumiu o Ministério da Pesca no dia 02 de março de 2012, substituindo o Deputado Federal Luiz Sérgio (PT-RJ). O Secretário da Pesca do Estado do Ceará, Flávio Bezerra, também estará presente nas visitas.

A agenda do Ministro começa no Porto das Jangadas, no Mucuripe, às 8h, quando serão entregues licenças de embarcação para a pesca da lagosta, que se inicia no dia 1º de junho. O dia também marca o término de período do defeso. Às 10h30, a comitiva estará em Icapuí, no Litoral Leste do Estado para a entrega de novas licenças de embarcação.

O Governo Federal limitou a atividade em 2.687 embarcações, aumentou o período de proibição da pesca neste ano e incrementou a fiscalização por todo o litoral brasileiro. Tudo com a finalidade de ordenar a captura da lagosta e impedir sua extinção.

O Ceará é o maior produtor de lagostas do País. corresponde aproximadamente 60% das 3 mil embarcações brasileiras com permissão do Ministério da Pesca e Aquicultura para a atividade.

“O MPA trabalha para desburocratizar os processos e agilizar a entrega das licenças com o intuito de possibilitar a organização prévia do setor antes do início da temporada”, afirmou o ministro.

 Além do Ceará, as licenças são destinadas a embarcações de outros estados nordestinos: Pernambuco, Alagoas, Bahia e Piauí. Embarcações lagosteiras também atuam no Pará, na região norte, e no Espírito Santo, na região Sudeste. O Brasil captura aproximadamente, sete mil toneladas de lagosta por ano.

Com as informações – Diário do Nordeste

Por Rodrigo Cintra

1 COMMENT

Deixe uma resposta