Antes de pegar o ASO, tome um chazinho…

6

Que embarcado não tem história pra contar quando a realizar exames admissionais, periódicos, demissionais etc? Quantas vezes já amargamos longas horas em salas de espera, jurando que o camarada que acabou de ser chamado chegou depois e está sendo atendido antes?

Vamos ser breves:

Você é bem tratado nessas clínicas? Você acha a espera justificável? Você acha os exames ao menos, decentes?

O pobre marítimo/colunista que vos fala, já foi bem tratado sim, mas se colocarmos na média, foi na menor parte das vezes. E ainda, não conseguiu justificar a demora, e olha que tive tempo pra pensar… Muito tempo, eu diria. E os exames… Bom, aí varia muito. Já fiz exame de vista sem o médico perceber que eu estava de lente, já fiz exame odontológico sem abrir a boca, já vi toxicológico trazido de casa e por aí vai.

Pra não dizer que eu só me meti em furada eu tenho que confessar: uma vez, eu não tive o que reclamar da clínica. Não vou citar o nome, pois as coisas podem ter mudado e eu esteja falando besteira, mas vou quase citar. Então fica só como a Clínica R, em Macaé city.

Cheguei as 07:20, e havia uma fila, na porta da clínica (mau presságio). Porém, a clínica abriu pontualmente as 07:30 e já foi alocando as pessoas e adiantando a documentação de todos. Confesso que fiquei perdido com toda a organização, não estava acostumado a passar por isto! Eu, particularmente, tive demora, pois a Empresa não havia mandado o encaminhamento, as usual, mas ok, outra história. E eu amarguei mais meia hora a espera do documento. A Clínica R mandou email, ligou e fez o que estava ao seu alcance para adiantar a documentação. Não entendi nada, estava atônito, mas ela fez. O exame era admissional, porém mesmo com o atraso, e com minha desorientação, eu saí da clínica as 0900 com todos os exames feitos e com o ASO debaixo do braço!!! Gente, com o ASO já pronto! Mandaram uma cópia pra empresa e me deram outra, coisa que também não é comum, ou estou errado? Isto contando o resultado do exame de sangue, urina etc.

Elogiei a Clínica R. Elogiei muito. Elogiei para a diretora da Clínica, antes de sair, elogiei para o motorista da ambulância, quando saí, elogiei para minha noiva quando cheguei ao carro, elogiei na Empresa e sempre conto a todos que é a melhor clínica de Macaé.

Mas aí, as coisas mudam, vão e vem, e mudei de empresa. E de novo encarei a realidade das clínicas de saúde ocupacional. Só pensava na minha saudosa Clínica R, nas horas que perdi no habitual tea chair durante a realização da bateria de exames.

Às vezes, quando em Macaé city, passo na sua rua, só para olhar pra minha Clínica R, e vê-la, organizada, sem confusão, com boa vontade, sem mau humor e pensar: quando é que ela vai cair na real e começar a fazer o que marca?

yeah!

Por Caê Mahan

6 COMENTÁRIOS

  1. É Caê.
    Eu tive esta sorte somente uma vez.
    Já vi de tudo em clínica.
    O pior é quando aparecem aqueles prepostos Com um expatriado pelo braço, furando fila, passando na frente de todos. Sendo que a maioria chegou ali às 7 da manhã, em jejum. É um desrespeito. Enquanto este serviço de emissão de ASO for praticamente MONOPOLIZADO, como é em Macaé, aliás, como todos sabem, os desrespeitos continuarão. Simplesmente todas as empresas encaminham o pessoal para um único lugar.
    Sem concorrência, pergunto-me que razão eles teriam para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

  2. Bom, gente, só fui a uma clínica até agora, não tenho muito o que comparar, mas a minha clínica não foi tão boa quanto essa que vc decreveu ai não, Caê!!! Tomara que pelo meu caminho cruze com uma boa assim!!

  3. Pessoal, o que é bom tem que ser divulgado. Caê, que empresa era essa?? Era na Imbetiba, a Global Medical? Fui fazer exames lá e fiquei MUITO POSITIVAMENTE surpreso. O serviço deles é coisa que não existe igual em Macaé.

    Abs

  4. Pra fazer o exame de vista, que era apenas um dos milhoes que eu teria que fazer, tinham so 50 pessoas na minha frente e eu tive que esperar mais de 3 horas so pelo exame de vista numa clinica no centro do Rio…

    • Olá Patricia, vc poderia me dizer que clínica é essa? Eu tenho um problema de coluna(escoliose moderada, 30 graus) que muito me preocupa para os exames de admissão das empresas mercantes. Estou no começo do curso ASON e gostaria de ver com algum médico do trabalho especializado na área de marinha mercante se pega alguma coisa. Obrigado, qlq ajuda é bem vinda!

  5. Pior do que isso são os “exames” obrigatórios nas clínicas credenciadas pelo Detran. Você paga uma taxa, de quase 50 reais e faz o exame de vista, pressão arterial e outros, pasmem… em menos de 3 minutos.

Deixe uma resposta