Após dragagem, atracou no Rio de Janeiro o maior navio em mais de cem anos

0
477

Atracou na última terça-feira (08/05), no Porto do Rio de Janeiro, o navio porta-contêineres CC BIZET de bandeira Liberiana, sob afretamento do Armador CMA-CGM. A embarcação de 300,25 metros de comprimento, largura (boca*) de 40,30 metros e calado de 12,50 metros tornou-se o maior navio de sua classe a frequentar o Porto, logo depois das obras de dragagem realizadas pela Secretaria de Portos (SEP). Segundo a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), este foi o maior navio dos últimos 102 anos.

A Dragagem fez parte do Programa Nacional de Dragagem (PND), cuja a execução está ocorrendo em 18 portos nacionais. No Rio a primeira fase teve o valor de R$ 138,6 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Foram retirados 3,9 milhões de metros cúbicos de sedimentos, o que deixou o Porto em alguns trechos com a profundidade de -15 metros, apto a receber navios maiores.

De acordo com o Ministro Leônidas Cristino, esta obra já mudou por completo a dinâmica da movimentação, podendo ser aumentada em até 5 vezes.

Com as informações – Andrezza Barros / SEP

* Grifo do Portal Marítimo

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta