OSX treina a nata dos técnicos para serem seus Operadores de Produção

11
520

A OSX, por meio do Instituto Tecnológico Naval – ITN, está treinando 96 operadores aprendizes que irão contar com cerca de 1876 horas de aulas teóricas específicas em instituições de ensino especializadas. Os aprendizes poderão colocar em prática o ensinamento adquirido com embarques revezados no FPSO OSX-1.

Essa capacitação tem como objetivo desenvolver as competências necessárias a cada função e habilitar os operadores aprendizes para tripular as unidades de produção OSX-2 e OSX-3, atualmente em construção em Cingapura, e as plataformas fixas WHP-1 e WHP-2, em construção no Paraná. Esse efetivo será cerca de 40% do pessoal embarcado em cada uma dessas unidades offshore, onde irão trocar e adquirir conhecimento com profissionais de longa experiência.

Para preencher o quadro, a área de Recursos Humanos da OSX realizou um processo seletivo com recém-formados do Senai RJ, do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Campos, norte fluminense, e do CEFET (RJ).

Ainda em 2012, a OSX, em parceria com o Senai do Rio, viabilizará a capacitação de 3,1 mil profissionais, em 23 funções específicas ao setor de construção naval. O processo seletivo recebeu mais de 19 mil inscrições. As aulas têm previsão de início no mês de junho em Campos dos Goytacazes e São João da Barra, cidades do Norte Fluminense (RJ).

Por Redação Portal Marítimo

11 COMMENTS

  1. deixo aqui minha indignação é tristreza com o meio marítimo sabendo que vou morrer é isso nunca vai mudar,o máximo que posso fazer é o desabafo…todos os processos seletivos como esses da osx de operadores são feitos nas surdinas para selecionar nao os mais competentes por meio de provas é sim os mais orientados por meio de amigos da informação ou mesmo por meio de QI….é com muita insatisfação que deixo o meu desabafo….o único ainda existente canal de comunicação que ainda temos….são vocês do portal maritimo…senão nem seguer saberiamos que o processo foi feito….peço que continuem assim…uma vez que alguém tem que ser a voz dos que brigam por justiça igual para todos….assim diz a constituição….direitos iguais para todos porém na prática…conhecimento para alguns é indicação para outros…….como já dizia um grande amigo meu…do piauí….farinha pouca meu pirão primeiro……antonio/neto-ainda condutor enquanto tiver vida……

  2. Eu acho o mesmo, sendo que você ainda não sabe maior eles só fecham a panelinha deles quanto somente deixam entrar somente de certos institutos entrarem.
    por exemplo:’está treinando 96 operadores aprendizes que irão contar co…’ 96 operados selecionados onde e quando? bom de uma olhada nesse link http://www.iff.edu.br/campus/campos-centro/091111%20Cartaz_OSX2.pdf/view
    o instituto tecnologico naval(itn) deles signfica cefet, senai e quem eles quisserem como elite não deixando brexa alguma para os que não forem de lá
    bom, deixo aqui minha indignação
    ps: não seria a primeira e nem a ultima empresa a fazer isso meus colegas cito o exemplo a technip em angra ou a oceaneering com vagas de rov somente para o pessoal do iff

  3. Aquele que estuda e se capacita nas melhores escolas devem, sim, ficar com as melhores oportunidades, e isso não é nenhuma “panelinha”, não. Isso é competência, e vivemos em uma sociedade capitalista, e não num mundo comunista! O brasileiro não tem o hábito de ler livros, e muito menos de estudar, infelizmente. Quem tiver alguma resposta em contrário, que o diga agora…Sou professor e engenheiro, e estou “careca” de ver esse tipo de crítica e acusação, mas temos que ser realistas e deixar esse tipo de pensamento e hipocrisia de lado. Deus do céu, dê entendimento para que possamos adquirir sabedoria… Povo, vamos estudar e nos educar melhor, e depois, sim, criticar à todos e à tudo, pelo amor de Deus !!!

  4. caro sr claudio…por competencia..posso citar…como me referir no meu comentario….fui,sou…é quando algum colegar maritimo precisa …professor de matématica,física,quimica,…professor de defesa pessoal,professor particular,técnico mecanica,técnico contabilidade,técnico,segurança pessoal,privada com ata,……digo é repito…que no meio maritimo…muitos são os que entram poucos são os que atingem o topo…muita das vezes…é estar na hora certa e no lugar certo…a divulgação é o meio claro de direitos iguais para todos
    assim prega a constituição …a grande carta magma….da cidadania…passei metade de minha vida estudando ainda estudo até hoje…mesmo assim na maioria das vezes….sou quem faz o serviço sujo…quando chefe esta no seu camarote…tomando decisão sobre assuntos que quem realiza sou eu…é a maioria dos marujos….

  5. Apoio a ti Antonio/Neto, só porque não estamos a frente não quer disser que não estudamos, no meu caso que não deve ser diferente que o seu antonio, estudo no curso tecnico e na faculdade qual tive de largar o trabalho temporariamente para estudar, nas aulas de matematica e fisica vejo integrais multiplas, transformada de laplace e etc… sem falar na parte tecnica. Claudio, quer disser que só porque não frenquentei um cefet um iff ou até mesmo o senai porque tive de trabalhar e estudar desde dos 16 anos não que disser que os alunos dessas instituições (que são otimas) têm melhor conhecimento tecnico que o meu, como você disse vivemos numa sociedade capitalista sociedade burguesa liberal capitalista, que tinha como princípios a igualdade entre os homens, livre iniciativa e na empresa privada, liberal significa ganhar dinheiro a qualquer custo. assim que você você seleciona esse e aquele para fazer uma prova que ao meu ver desvaloriza o profissional que trabalha estuda na area. enfim quer disser que sou m3rd@ porque não me formei lá e quem se forma lá e superior(só faltou o heil hitler rss) se fosse você escolheria melhor suas palavras.

  6. Bem, meu noivo se inscreveu em uma vaga para trabalhar no setor de construção naval. Ele e mais 5 pessoas fizeram a entrevista a um mês atras e lhe pediram 12 cópias de seu currículo e mais um teste psicotécnico (anamnésia). Ele fez, levou todos os documentos e falaram que vão chamar ele para fazer o curso, pelo SENAI durante 3 meses em Macaé. Quando ele me falou eu fiquei com o pé atras, porém ele me confirmou que estava confiante com que lhe passaram. Detalhe: ele tem experiência de 3 anos em Suporte Técnico de Informática e ele tem o curso técnico na mesma área feito pela IFRJ. Porém ele me disse que eles estão selecionando as pessoas que tenham experiências, em eletrônica, informática entre outras que seja comprovada em carteira, porém não precisa ter curso técnico, pois o que vale é a experiência. E que depois de tudo certo teriam que se mudar para a Região dos Lagos.
    Não sei se isso é verdade, mas meu noivo está muito confiante. Porém depois que li seus comentários, fiquei preoucupada.

  7. temos técnicos para dar e vender, só não temos chances de exercer a função, pois no nordeste somos formados e as empresas só querem pagar como operadores ou auxiliares, nunca como um técnico,deviria as instituições de ensino, direcionar a nossa profissão e ter fiscalizações, dentro das empelheteiras que trabalham junto a petrobras, já que eles exigem curso e crea, recebem grandes valores e não repassam,temos muita mão de obra qualificada, porêm esquecidos,muitos dizem que falta mão de obra, técnicos e mentira,muitos que estão esperando chances e não tem,tenho vontade de buscar novos horizontes, de realizar meu sonho, atuar como tècnico em mecânica, sou cefet-Rn-Mossoró.

  8. boa tarde, em meio a pesquisa na internet, cliquei no link deste forum. Lendo alguns posts, gostaria de esclarecer sobre esta situaçao em pauta. A seleçao para ingressar na osx foi feita de forma correta, com visitas às escolas tecnicas respectivas. Apos uma bateria de exames e provas, foram selecionados os 96, de fato que não sejam os melhores, pois nenhum destes possuiam experiencia anterior, sendo somente recem-formados. O caso é que estes estudaram em lugares de excelencia, creditados por grandes empresas que costumam buscar profissionais ali formados. Esta é uma mensagem veridica, dito por quem participou da seleção, e está dentre os 96 selecionados. Deixo então a dica, procurem por instituiçoes com NOME, assim suas chances aumentam realmente! espero ter ajudado.

Deixe uma resposta