Primeiro gaseiro quebra-gelo está pronto para deixar o estaleiro

0
657

dsme_icebraker_l

O primeiro navio gaseiro de LNG  quebra gelo do mundo está programado para deixar o estaleiro na Coréia do Sul ainda esta semana e partir para sua primeira prova de mar no oceano Ártico, após dois anos e meio de construção, definindo um marco na navegação mundial.

A Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. ganhou a licitação para construção deste navio para a estatal russa Sovcomflot em Março de 2014 e finalmente vai entregar a tão esperada encomenda e já se prepara para construir mais navios com as mesmas especificações. Desde o início da construção o estaleiro já recebeu encomendas para construir mais 14 navios como esse, um projeto chamado Yamal LNG Project.

quebra-gelo-gaseiro
Projeto é inovador e pioneiro

Segundo as informações da empresa, esse primeiro navio, que pode ser carregado com até 172600 metros cúbicos de LNG (Gás Natural Liquefeito), pode navegar pelo Mar Ártico e enfrentar tranquilamente locais com uma camada de gelo de até 2,1 metros de espessura.

A proa e a popa do navio são reforçadas com uma chapa de aço especial, com 70 milímetros de espessura, capaz de resistir até fantásticos 52ºC abaixo de zero.

Os planos são de que o navio parta ainda  nesta terça feira para a prova de mar, que deve ser finalizada somente em janeiro de 2017, data prevista para a entrega final a Sovcomflot.

O Vice Presidente da Daewoo Shipbuilding, Lee Seong-Keun, declarou estar satisfeito por poder entregar uma navio com estas especificações e que vai ajudar seu cliente, a Sovcomflot, a tornar-se um player bastante competitivo do mercado global para este tipo de navio.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta