O primeiro navio gaseiro de LNG quebra gelo do mundo está programado para deixar o estaleiro na Coréia do Sul ainda esta semana e partir para sua primeira prova de mar no oceano Ártico, após dois anos e meio de construção, definindo um marco na navegação mundial.
A Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. ganhou a licitação para construção deste navio para a estatal russa Sovcomflot em Março de 2014 e finalmente vai entregar a tão esperada encomenda e já se prepara para construir mais navios com as mesmas especificações. Desde o início da construção o estaleiro já recebeu encomendas para construir mais 14 navios como esse, um projeto chamado Yamal LNG Project.

Segundo as informações da empresa, esse primeiro navio, que pode ser carregado com até 172600 metros cúbicos de LNG (Gás Natural Liquefeito), pode navegar pelo Mar Ártico e enfrentar tranquilamente locais com uma camada de gelo de até 2,1 metros de espessura.
A proa e a popa do navio são reforçadas com uma chapa de aço especial, com 70 milímetros de espessura, capaz de resistir até fantásticos 52ºC abaixo de zero.
Os planos são de que o navio parta ainda nesta terça feira para a prova de mar, que deve ser finalizada somente em janeiro de 2017, data prevista para a entrega final a Sovcomflot.
O Vice Presidente da Daewoo Shipbuilding, Lee Seong-Keun, declarou estar satisfeito por poder entregar uma navio com estas especificações e que vai ajudar seu cliente, a Sovcomflot, a tornar-se um player bastante competitivo do mercado global para este tipo de navio.
Por Rodrigo Cintra