Riscos ligados ao excesso de oferta de petróleo em 2017 derrubam o valor do barril

0
505

PontodeInterrogação

Os preços dos barris de petróleo registram queda nesta sexta-feira (11) nos mercados de Londres e Nova York. A Agência Internacional de Energia (AIE) alertou nesta semana que há riscos de excedente de oferta em 2017, se o acordo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) não se concretizar.

A Opep anunciou um pacto para congelar a produção da commodity na reunião técnica de setembro, mas deve formalizar o acordo apenas no encontro formal do dia 30 de novembro, em Viena. O mercado teme que as sinalizações de congelamento não se concretizem. 

Em seu relatório mensal, a AIE apontou uma alta de de 800 mil barris diários de petróleo na na oferta mundial em outubro, para 97,8 milhões de barris por dia (bpd), em um aumento liderado pelo desempenho de países fora da Opep, como Rússia, Brasil, Canadá e Cazaquistão. A organização manteve a projeção de crescimento da demanda para 2016 em 1,2 milhões de barris diários, e espera alta no mesmo patamar para o ano que vem. 

Às 9h24, o preço do barril de Brent para janeiro negociado na International Exchange Futures (ICE), em Londres, recuava 1,05%, a US$ 45,36. O barril de WTI para entrega em dezembro, negociado no New York Mercantile Exchange (Nymex), em Nova Iorque, por sua vez, registrava queda de 1,34%, a US$ 44,06.

Fonte: Jornal do Brasil

Por Redação

Deixe uma resposta