Maersk barra Hyundai Merchant Marine na aliança 2M

0
810

peraiii

A empresa de navegação sul coreana Hyundai Merchant Marine Co Ltd (HMM) já não está mais sendo considerada para entrar na aliança 2M, formada pela Maersk e MSC, da forma que havia sido considerada, segundo declarações oficiais da Maersk dadas nesta quinta feira.

A discussão vinha se arrastando desde julho deste ano, mas a resposta final foi mesmo negativa.

“Todas as partes discutiram a possibilidade da HMM entrar nesta aliança como um parceiro operacional,mas no final decidimos por buscar outras possibilidades de cooperação”, informou por e mail o porta voz da Maersk, Michael Storgaard.

Ao invés disso, a discussão agora é a respeito de uma opção para alinhar com a Hyundai algo que envolva a troca e compra de slots operacionais e esta discussão inclui a possibilidade de a Maersk Line assumir o controle de navios contratados pela Hyundai como objetivo de incluí-los no grande network da aliança 2M.

Vale lembrar que entrar para a aliança 2M é uma das pré condições estabelecidas no acordo de reestruturação financeira da HMM assinado em maio com seus credores.

E segue a concentração de navios nas mesmas mãos.

Deixo as perguntas que não calam nos bastidores: será que num futuro próximo teremos alguma concorrência? E a taxa de frete, como fica?

Quem viver verá.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta