FPSO Cidade de Caraguatatuba inicia produção no Campo de Lapa

0
1584

mv27_4043

A Petrobras, juntamente com empresas parceiras no consórcio BM-S-9, informa que a FPSO Cidade de Caraguatatuba, da Modec, iniciou a produção de petróleo e gás nesta segunda feira no Campo de Lapa, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. 

De acordo com a empresa esta é a terceira unidade a entrar em operação no pré-sal este ano e o 11º sistema fixo operando nesta camada. O Campo de Lapa  é o terceiro a entrar em produção no pré-sal da Bacia de Santos, após os campos de Lula e Sapinhoá.

Localizado a aproximadamente 270 km do litoral de São Paulo e operando a uma profundidade de 2140 metros, a FPSO Cidade de Caraguatatuba tem a capacidade de processar diariamente 100 mil barris de petróleo e 5 milhões de M3 de gás e está conectada ao Campo de Lapa pelo poço produtor 7-LPA-1D.

A unidade chegou na locação em junho deste ano e tinha previsão de início de operações para agosto, o que não aconteceu em face de diversos imprevistos.

O Campo de Lapa fica localizado na concessão BM-S-9,operada pela Petrobras,que detém 45% do projeto, em parceria com a BG E&P Brasil, subsidiária da Shell, com 30% e a Repsol Sinopec, com 25%.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta