Alta inesperada nos estoques dos EUA provoca baixa no preço do barril de petróleo

0
1204

Os barris de petróleo saíram do movimento de grande desvalorização registrado na véspera, mas ainda registram queda moderada nesta quinta-feira (8). A inesperada alta semanal nos estoques de petróleo bruto dos Estados Unidos motivaram um recuo de 5% no WTI no fechamento da sessão de quarta-feira. 

Às 9h41, o barril de Brent para agosto negociado na International Exchange Futures (ICE), em Londres, tinha queda de 0,65%, a US$ 47,75. Já o barril de WTI para entrega em julho, negociado no New York Mercantile Exchange (Nymex), em Nova York, registrava desvalorização de 0,79%, a US$ 45,36.

De acordo com o Departamento de Energia norte-americano, houve alta de 3,29 milhões de barris de petróleo bruto na semana passada. O mercado tinha projetado uma queda, de 4,6 milhões de barris. 

Investidores também seguem atentos aos impactos das tensões diplomáticas entre o Qatar e outros países do Oriente Médio, incluindo a Arábia Saudita, no acordo da Opep. O Qatar tem uma das menores produções do cartel, com cerca de 620 mil barris por dia, mas investidores temem que a questão enfraqueça o pacto firmado para lidar com a queda nos preços. 

A esperada reunião da Opep do dia 25 de maio concretizou a extensão do acordo firmado pelo cartel e outros países como a Rússia por mais nove meses, até março de 2018. Até então, o acordo iniciado em janeiro teria tido um impacto modesto, devido a um aumento na produção de países que não participam do pacto como a Líbia, e ao aumento incessante da produção nos Estados Unidos.

Fonte: Jornal do Brasil

Por Redação

Deixe uma resposta