Marinha do Brasil marca presença na Nor Shipping 2017

0
710

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, a Marinha do Brasil (MB), por meio da Diretoria de Portos e Costas (DPC) e da Adidância de Defesa e Naval na Inglaterra e Noruega, participou da feira do mercado offshore Nor Shipping 2017, realizada em Oslo, na Noruega.

O evento reuniu os principais representantes da indústria marítima internacional e contou com uma programação voltada para o debate de assuntos relacionados às novas tecnologias a serem empregadas no setor, como embarcações híbridas e/ou totalmente elétricas, perspectivas para a indústria de óleo e gás, além da adoção de medidas de prevenção de emissão de poluentes, tanto no mar como na atmosfera.

O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Lima Filho (D), ao lado do Embaixador do Brasil na Noruega, George Prata (C) e do Diretor do Grupo Portal Marítimo/Marine Solution, Rodrigo Cintra (E), durante recepção na casa do Embaixador do Brasil em Oslo / Noruega.

Durante a feira, as empresas apresentaram produtos e inovações do setor marítimo, muitos deles de interesse da MB, tais como purificadores de água de lastro, simuladores de passadiço e veículos autônomos.

Na ocasião, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, teve a oportunidade de encontrar-se com autoridades e empresas norueguesas, como foi o caso, no dia 31, da reunião com a Vice-Ministra de Comércio, Indústria e Pesca da Noruega, Dilek Aylan, para tratar sobre assuntos de mútuo interesse, como o emprego das embarcações offshore no atual cenário da indústria de óleo e gás e as medidas adotadas pela Autoridade Marítima (AM) para reduzir os efeitos dessas circunstâncias.

No encontro, também foram destacados os aspectos do Memorando de Entendimento (MoU) entre o Brasil e a Noruega, que podem ser conduzidos exclusivamente pelas AM de ambos países.

Vice-Almirante Lima Filho palestrando na sede da Associação de Armadores da Noruega

No dia 1º de junho, o Vice-Almirante Lima Filho palestrou na sede da Norwegian Shipowners Association (NSA). O evento foi prestigiado pelo Embaixador do Brasil na Noruega, George Prata; pelo Presidente da NSA, Lars Peder Solstad; entre outras autoridades e representantes de empresas internacionais. Na oportunidade, o Vice-Almirante Lima Filho transmitiu mensagens de esperança e otimismo sobre a evolução das atividades offshore no Brasil. O papel da AM Brasileira nos aspectos relacionados à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar, à prevenção da poluição hídrica e à formação de aquaviários foi detalhado por meio da exposição de filmes e slides. Por fim, o vice-almirante destacou a parceria entre a Noruega e Brasil nos assuntos relacionados ao mar.

Fonte: Marinha do Brasil

Por Redação

Deixe uma resposta