Mensagem do Diretor de Portos e Costas a todos os marítimos

0
1759

No dia 25 de junho celebra-se o Dia Internacional do Marítimo, data que foi determinada em uma Conferência Diplomática realizada em Manila, Filipinas, por marcar a entrada em vigor de importantes revisões na Convenção Internacional sobre Padrões de Formação, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (A Convenção STCW), e seu Código Associado. O propósito é justamente chamar à atenção dos Governos e demais atores da Comunidade Marítima para um profissional fundamental na história dos Estados e, por que não dizer, do mundo, o marítimo.

A economia mundial flui pelo mar em Navios cada vez maiores e com desenvolvimento tecnológico capaz de propor, num futuro próximo, embarcações não tripuladas, contudo, o homem do mar, o marinheiro, com sua experiência e coragem, sempre será fundamental para fazer estas máquinas alcançarem seus objetivos. Este profissional conduz os insumos mais fundamentais para o desenvolvimento dos países e sociedades, participando não somente de um intercâmbio vital de valores, mas de culturas, tradições e costumes. O marítimo é o elo que encurta as distâncias do mundo, unindo povos que não se conhecem, mas coexistem beneficiando um ao outro.

Nesse mister, cabe destacar o trabalho realizado em nossos Centro de Instrução, CIAGA e CIABA, e nos demais Órgãos de Execução do PREPOM, na formação, aperfeiçoamento e especialização de nossos Marítimos, mantendo sempre alto o grau de profissionalismo e conhecimento técnico de todos esses profissionais.

Como reconhecimento à dedicação com que este profissional embarcado em seus navios cumpre seu labor e à sua importância no contexto estratégico brasileiro, o Diretor de Portos e Costas, como Representante da Autoridade Marítima Brasileira para a Marinha Mercante, homenageia estes homens do mar prestando-lhe todas as honras, exaltando-os a continuarem a transportar, com a mesma competência e pertinácia, nossas riquezas e nossa cultura por esse mundo afora. Apesar dos mares tempestuosos que enfrentamos em nosso país, os navios não param e nós, integrantes do cluster marítimo nacional, não podemos parar um minuto sequer.

Parabéns Marítimos!

Viva a Marinha Mercante!

Viva o Brasil!

WILSON PEREIRA DE LIMA FILHO
Vice-Almirante
Diretor de Portos e Costas

Deixe uma resposta