Está fundada a Sociedade Brasileira de Marinha Mercante – SOBRAMAM

6
3666

A semana que passou foi marcada na última sexta-feira pela Assembleia de Fundação da Sociedade Brasileira de Marinha Mercante (SOBRAMAM), um fato histórico e que marcará para sempre os profissionais da área.

Na sede do Sindario (Sindicato das Agências de Navegação do Rio de Janeiro), trinta e quatro profissionais se reuniram para dar mais um importante passo na valorização das profissões ligadas à Marinha Mercante.

O Oficial de Máquinas Rodrigo Cintra, Presidemte do Comitê de Fundação da SOBRAMAM, abre a sessão e lê para os presentes a definição de Marinha Mercante

O Presidente do Comitê de Fundação da entidade, e idealizador do projeto, que demorou mais de seis anos para se concretizar, o Oficial de Máquinas Rodrigo Cintra, abriu a sessão com uma breve leitura da definição de Marinha Mercante:

“A Marinha Mercante é o conjunto das organizações, pessoas, embarcações e outros recursos dedicados às atividades marítimas, fluviais e lacustres de âmbito civil. A Marinha Mercante constitui o ramo civil da marinha. Em alguns países, no entanto, a Marinha Mercante está organizada de modo a transformar-se numa força auxiliar da Marinha de Guerra, em caso de situação de guerra ou de exceção.

A Marinha Mercante, normalmente é subdividida em três ramos:

Comercial – dedicada, essencialmente, às atividades econômicas de transporte de passageiros, equipamentos e de carga, através do mar, de rios, de lagos e de canais;

Pesca – dedicada à atividade da pesca;

Recreio – dedicada ao desporto náutico e às outras atividades recreativas.
Além destes três ramos, a Marinha Mercante também inclui as atividades transversais aos mesmos, como a Autoridade Marítima, o Ensino Profissional Marítimo, as Operações Portuárias e a Pesquisa Marítima.”

A mesa foi presidida pelo Enfermeiro Marítimo e Professor do EPM Alexandre Castro, que contou com ilustres presenças na mesma.

Logo após a palavra foi passada ao Enfermeiro Marítimo e Professor do Ensino Profissional Marítimo, Senhor Alexandre Castro, Presidente da Mesa, que deu início à sessão chamando os componentes da mesa para tomarem seus assentos.

A mesa foi composta pelas seguintes personalidades:

– Alexandre Castro – Enfermeiro Marítimo – Presidente da Mesa

– Álan Lameira – Profissional de Recursos Humanos Marítimo – Secretário da Mesa

– Rodrigo Cintra – Oficial de Máquinas – Presidente da Comissão de Fundação da SOBRAMAM

– Francisco Gondar – Comodoro da Marinha Mercante e Vice-Presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM)

– Jose An​tonio Souza Ba​tis​ta – Presidente da Sociedades Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (SOAMAR-RIO)

– Luis An​tonio Carvalho – Diretor Executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Atividades Afins do Estado do Rio de Janeiro (SindaRio)

Foram trinta e quatro profissionais reunidos em prol de uma Marinha Mercante que buscará agora o caminho do Ensino e Pesquisa colocando a qualificação do profissional como ponto primordial em todas as suas ações.
Os presentes participaram e opinaram bastante, tendo contribuído sobremaneira para a aprovação do Estatuto da SOBRAMAM de forma bastante democrática e participativa.

Todo o rito foi cumprido, inciando-se com a execução do Hino Nacional Brasileiro perante o Pavilhão Nacional, sendo seguido pela leitura do Estatuto, votação de seu conteúdo e, após observações e modificações democraticamente feitas em Assembleia, finalizando a primeira parte da sessão com a aprovação do Estatuto da Sociedade Brasileira de Marinha Meecante.

Logo após a votação do estatuto, foi informado pelo Presidente da Comissão de Fundação da SOBRAMAM o valor da jóia de adesão dos membros, que ficou definido em R$500,00 (quinhentos reais), com a opção de parcelamento. Ficou também decidido que até a entrada do próximo ano não haverá a necessidade de mensalidade por parte de seus membros, sendo a única obrigação financeira a jóia de adesão.

Ficou também definido que nenhm membro da diretoria ou ocupante de cargo comissionado receberá qualquer remuneração da SOBRAMAM em função do cargo ocupado na mesma.

Foi apresentado e aprovado pelos presentes o estandarte da SOBRAMAM.

Estandarte da SOBRAMAM

Finalizada a segunda parte, a Diretoria da SOBRAMAM para o quadriênio 2017-2021 foi eleita em chapa única, por unanimidade, e possui a seguinte composição:

Presidente – Oficial de Náutica Cin​thya Eliza Lopes Zeballos Dias

Vice-Presidente – Oficial de Máquinas Rodrigo Luis Cin​tra Rosa

Secretário Geral – RH Marítimo Álan Ferreira Lameira

Tesoureiro – Capitão de Cabotagem Alvaro Dória Orselli Junior

Diretor de Ensino e Pesquisa – Enfermeiro Marítimo Alexandre Vasconcellos de Cas​tro

Diretor Técnico – Oficial Superior de Máquinas José Luiz Moore Lustosa

Diretor de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde – Oficial Superior de Máquinas Fabiano de Frei​tas Ossola Ribeiro

Diretor (Vogal) – Marinheiro de Convés Flávio Luis das Chagas Lei​te

Diretor (Vogal) – Dr. Gabriel Borso​t​to Thode

A lista completa dos presentes, sendo considerados todos sócios fundadores, é a que segue abaixo e que já marcou a história da Marinha Mercante:

1. Alan Ferreira Lameira

2. Alexandre Gomes Ferreira

3. Alexandre Vasconcellos de Cas​tro

4. Alvaro Dória Orselli Junior

5. André Luiz Vieira Luna

6. Andrea Silvania Gomes Gonçalves Azevedo

7. Carlos Henrique Krauspenhar

8. Carlos Magno Lemos Cesar

9. Cin​thya Eliza Lopes Zeballos Dias

10. Elizeu Raulino Angelica

11. Fabiano de Frei​tas Ossola Ribeiro

12. Flávio Luis das Chagas Lei​te

13. Francisco Cesar Mon​teiro Gondar

14. Gabriel Borso​t​to Thode

15. João Mail​ton de Oliveira

16. Jose An​tonio Souza Ba​tis​ta

17. Jose Carlos Gonçalves

18. José Luiz Moore Lus​tosa

19. Juvandir Jose Reis dos San​tos

20. Lucas Alves de Souza

21. Luis An​tonio Carvalho

22. Luiz Gabriel Correia de Lima

23. Ma​theus José Ribeiro Loureiro

24. Marcos Cardoso de Mendonça

25. Maria do Carmo Sar​to Fernandes Rodrigues

26. Mario dos San​tos Gomes

27. Mayle do Nascimen​to Peres

28. Rafael Calheiros de Souza Cabral

29. Ricardo Franca de Moura

30. Rodrigo Luis Cin​tra Rosa

31. Sebas​tião Lelis Felin​tro

32. Silvano Colares da Cos​ta

33. Val​ter Mar​tins Ramos

34. Vinicius Rodrigues Cou​to do Nascimen​to

Dentre os diversos setores importantes da Comunidade Marítima presentes, destacamos a presença de representantes da Associação de Oficiais de Máquinas da Marinha Mercante, Sindmestres, SindaRio, SOAMAR, Píer Mauá e Centro de Capitães da Marinha Mercante e agradecemos a manifestação de apoio recebida da Praticagem do Rio.

Com a palavra, a Presidente Cinthya Lopes

Nas palavras da Presidente Cinthya Lopes, ficou clara a pegada da entidade:

“Está constituída por tempo indeterminado a Sociedade Brasileira de Marinha Mercante – SOBRAMAM. O dia 04 de agosto de 2017 entrará para a história como o dia em que foi fundada a Sociedade que nasce com o objetivo de fomentar a qualificação técnica e científica da Marinha Mercante Brasileira, zelando pela ética e eficiência.

A SOBRAMAM exercerá atividades de cunho técnico, abarcando todos os departamentos que compõem a Marinha Mercante: embarcações, portos, organizações e tripulações. O Brasil é riquíssimo em águas e produtos que propiciam a dinâmica mercante. Por essas razões consideramos salutar que nossos conhecimentos estejam em acordo com todas as possibilidades que este país oferece. A SOBRAMAM vem para realizar e estimular o desenvolvimento de material técnico e científico para referência entre as mais diversas atividades mercantes executadas em águas brasileiras.

Destacamos dois artigos de nosso estatuto:

Artigo 1º

§1º – É constituída por tempo indeterminado, regendo-se por este Estatuto, pelo Regulamento Interno e demais legislações aplicáveis, a Instituição sem Fins Lucrativos “SOCIEDADE BRASILEIRA DE MARINHA MERCANTE” doravante denominado pela sigla “SOBRAMAM” que passará a vigorar após a data de registro no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.

Artigo 4º

§ Único – À SOBRAMAM são vedadas manifestações de caráter político-partidário, sindicais, religiosa ou quaisquer outras que importem dissensões ideológicas entre seus membros.

Apesar dos artigos serem autoexplicativos adicionamos algumas observações:

O conceito de “Sem Fins Lucrativos” abrange não só as atividades mas também TODOS os membros da Sociedade, incluindo corpo administrativo.

São vedadas MANIFESTAÇÕES de caráter parcial, independentemente do que se trate, porém todas e quaisquer entidades que venham para agregar valor aos objetivos da SOBRAMAM serão bem-vindas, especialmente os sindicatos de todas as categorias e ramos de atividades.

A SOBRAMAM pretende caminhar lado a lado com a comunidade marítima no tocante a conhecimento técnico e qualificação e portanto coloca-se à disposição de todos os colegas. Que sejamos uma “hidrovia” de mão dupla!”

A torcida de todos é que o profissional de Marinha Mercante seja o maior beneficiado na sua valorização técnica, na busca pela excelência.

O time que está na entidade é respeitável, com nomes de peso, e ao mesmo tempo bastante heterogêneo, e já chega quebrando paradigmas antigos que muitas vezes impedem a Marinha Mercante de ir além.

Sendo justos e perfeitos os propósitos da SOBRAMAM, certamente está se virando uma página na história da Marinha Mercante Brasileira.

Por Redação 

6 COMMENTS

  1. Parabéns a todos os envolvidos pela brilhante iniciativa de promover essa interação de ideias entre os membros da marinha mercante.

  2. Parabenizo a todos precisamos mais de ideias positivas para renovação da Marinha mercante do Brasil.

  3. Mais uma prova da seriedade da equipe e, especialmente, do Rodrigo e do Alan. Parabéns e que a Marinha Mercante brasileira cresça cada vez mais com isso, como ela merece. O lugar de destaque que a falta de vontade política tirou nesses anos todos.

  4. A SOBRAMAM é oportuna e de valor inestimável para nossa Marinha Mercante. Particularmente por estar focada, sem fins lucrativos, na qualificação, eficiência e ética proficiente.

Deixe uma resposta