SOBENA promove seminário sobre transporte hidroviário em Belém

1
1140

Entre 12 e 14 de Setembro, a Estação das Docas em Belém irá receber o mais importante seminário técnico sobre navegação fluvial da América Latina. Será o 10° Seminário Internacional de Transporte Hidroviário Interior, promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena).

O evento é ponto de encontro de autoridades e especialistas que têm como objetivo promover o desenvolvimento técnico da navegação fluvial nas hidrovias do Brasil e da América Latina.

Para apoio e desenvolvimento da programação técnica e institucional, o 10° Seminário Internacional de Transporte Hidroviário Interior da Sobena conta com o apoio dos sindicatos de Construção Naval do Pará (Sinconapa), dos Armadores do Pará (Sindarpa) e dos Operadores Portuários do Pará (Sindopar). O apoio técnico ficou a cargo da Coppe/UFRJ, da Faculdade de Engenharia Naval (Fenav) da UFPA e do CNPQ, garantindo excelência no conteúdo técnico que vai ser apresentado durante os três dias de evento.

O evento tem ainda a chancela do Movimento Pró Logística Pará (MPL Pará) e da Associação dos Profissionais de Logística da Amazônia (ASPLAM), ressaltando a relevância do debate técnico para o desenvolvimento hidroviário como diferencial logístico para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Programação do evento

Após a sessão de abertura com autoridades da Antaq, Ministério de Transportes, Secretaria de Portos, Marinha do Brasil e do Governo do Pará, haverá duas palestras de abertura, sendo a primeira de Adalberto Tokarki, diretor geral da Antaq, e a segunda da Azhar Jaimurzina, chefe do departamento de infraestrutura para América Latina da ONU, apresentando um panorama das hidrovias na América do Sul e no Brasil.

Um painel sobre construção naval debaterá oportunidades e o mercado para os estaleiros, tecnologias de construção naval, bem como o efeito positivo multiplicador da construção naval sobre as economias locais. Ao final do primeiro, um painel de logística hidroviária será realizado, debatendo a expansão do transporte de agrograneis pelo Arco Norte, além de projetos importantes de dragagem, projetos portuários e transporte de carga geral por hidrovias.

No segundo dia de evento os painéis irão debater o desenvolvimento de hidrovias na Amazônia, incluindo apresentações de projetos no Equador, Peru e Colômbia. Em seguida um painel irá debater a aplicação de inovações tecnológicas à embarcações fluviais, com destaques para sistemas de informação e segurança, e eficiência energética de propulsão para comboios.

O segundo dia será fechado com uma mesa redonda de debate sobre o papel dos engenheiros e tecnólogos navais no mercado de projeto, construção naval e navegação interior.

O último dia de evento contará com a apresentação de projetos com energia solar e propulsão elétrica para embarcações fluviais, seguido da apresentação de navegação pela barra Norte do Amazonas. Para finalizar o evento, a Sobena irá promover o tradicional painel de Segurança da Navegação em Hidrovias, com debates entre Capitania dos Portos, armadores, praticagem e arbitragem de avarias.

O evento conta com patrocínio ouro da Wartsila, Estaleiro Rio Maguari e da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). A Yanmar e Sotreq são patrocinadores prata do evento, que conta ainda com Schottel, Easa Estaleiros Amazônia S.A., Interocean Engenharia, American Bureau of Shipping, Unipilot, Blommaert e o Terminal de Grãos Ponta da Montanha como patrocinadores bronze.

Uma exposição de “TableTop Displays” acontecerá no ambiente de coffee breaks e coquetéis, proporcionando aos participantes, patrocinadores e expositores um ambiente inovador para apresentação de soluções técnicas para a navegação fluvial.

Serviço

Para mais informações sobre a exposição, entre em contato com a secretaria da SOBENA através do e-mail sobena@sobena.org.br, ou pelo telefone (21) 2262 9079.

Inscrição e informações

As inscrições são limitadas, e devem ser realizadas através do site www.sobena2017.galoa.com.br/

Maiores informações sobre outros eventos da SOBENA, ou para contato com a secretaria acesse o site www.sobena.org.br

Por Redação 

1 COMMENT

  1. Excelente oportunidade para discussões sobre sistema hidroviário no norte do país vale a pena conferir.

Deixe uma resposta