Inovação Tecnológica – Qualidade de conexão e Acesso Remoto destacam empresas de serviços

1

As novas tecnologias realmente chegaram para ficar, e vão se tornando cada vez mais primordiais para que as grandes empresas de navegação possam operar com eficiência e manter seus negócios rentáveis em um cenário tão desafiador como o atual.

Neste contexto, links seguros de conexão via satélite que possam permitir a utilização de ferramentas on line dos mais diversos tipos, podem ser considerados fatores críticos de sucesso para qualquer projeto de operações na área marítima.

A Seacor Marine, por exemplo, decidiu recentemente instalar sistemas de VSAT e serviço de back-up L-band em uma frota de 30 navios que operam no Mar do Norte e na costa oeste da África, permitindo que a empresa garanta o uso eficiente e seguro da largura de banda disponível nos navios tanto para fins operacionais como para fins recreativos.

Recentemente, no mês de Junho, a CBO fez um pedido de antenas de VSAT e de TV, tendo escolhido a COBHAM, marca líder de mercado, para equipar seis novos barcos de manuseio de âncoras (AHTS) que serão entregues pelo Estaleiro Oceana, em Itajaí, Santa Catarina.

A Inovsat Telecom, representante da COBHAM no Brasil e líder de mercado, foi a responsável pela venda e instalação desses equipamentos em toda a frota da CBO, inclusive nos navios novos. O primeiro da série, o CBO Bossa nova, já está com os equipamentos instalados.

Conforme noticiado em nossas páginas, a GulfMark Offshore recentemente operou por acesso remoto o PSV Highland Chieftain, através de um link de VSAT, comprovando o altíssimo nível de qualidade e confiabilidade da transmissão de dados.

Poderíamos enumerar diversas outras aplicações, como por exemplo a dos excelentes softwares BL4SEA e BLISEA, fornecidos pela BoatLabs, empresa da Noruega que já começa a marcar presença no Brasil, primeiramente através de sua parceira local, a Marine Solution.

Esses mesmos links VSAT possibilitam realizar diversas inspeções por acesso remoto, não somente as rotineiras, mas inclusive as anuais do sistema de DP, que recentemente tornaram-se obrigatórias através da Circular 1580 do Comitê de Segurança Marítima da IMO (Organização Marítima Internacional). E tudo isso em tempo real.

O nível de excelência atingido pela Inovsat Telecom trouxe um novo paradigma para o mercado e a empresa, com teleporto próprio e equipe de ponta, vai expandido suas operações cada vez mais e oferecendo links seguros e de altíssima qualidade de conexão. A empresa chegou a tal ponto que recentemente expandiu operações para clientes fora da Indústria Marítima, possibilitando aos mesmos o mesmo nível de atendimento já oferecido aos seus clientes da área marítima.

Em época de crise, soluções como as oferecidas pela Inovsat Telecom e BoatLabs chegam para reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência das operações.

E o Grupo Portal Marítimo se orgulha de ter essas grandes empresas como clientes e poder somar no desenvolvimento dos negócios das mesmas.

Por Rodrigo Cintra

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente trabalho o destas empresas. Fazemos a importação deste tipo de material para um cliente do setor e sabemos quão delicado é o material por causa da sensibilidade do Radome então conseguir operar tantas antenas ao mesmo tempo é realmente um trabalho muito bem feito.

Deixe uma resposta