Que pedrada! E não é que a 14ª Rodada da ANP teve quase 50% de Conteúdo Local?

0
872

Num leilão que se esperava de 200 a 500 milhões de Reais, conforme declarou o diretor-geral da ANP Décio Oddone, a arrecadação de 3,6 Bilhões foi um sucesso. Principalmente pra quem leiloou.

Percebam como o clima “desfavorável” que as petroleiras advogam afetou a expectativa da ANP para baixo!

A Petrobras foi a peça mais importante do leilão, tendo a Exxon como parceira. Aliás, salvaram o leilão! 95% do bônus arrecadado vieram desse consórcio. dividam tais 95% por dois e encontrarão os 47,5%.

A operadora será a Petrobras. Este valor corresponde a 0,8% do valor de investimento previsto no plano de negócios da empresa 2017-2021.

Boa estratégia da gigante americana. Juntar-se a quem mais conhece da atividade no Brasil. E quem poderia dar aula de como submeter um processo de obtenção de licença ambiental ao Ibama.

E com esse apetite todo, comprovado pelo bônus de R$ 3,4 bilhões de Reais, ofertado por essas duas empresas, fica difícil engolir que o “empecilho” era o alto índice de conteúdo local! Final, pagar “40% a mais num FPSO” é inaceitável, mas ofertar 200% (3 vezes mais) do que Total/Shell ofertaram…

Confesso que fiquei surpreso com as cifras desses blocos da Bacia de Campos! Mas, o Pedro Parente argumentou que é a “franja” do Pré-sal. Indagado sobre o altíssimo valor ofertado, respondeu que a Petrobras é quem mais entende de offshore no Brasil, e que não ofertariam se não achassem que vale à pena. A estratégia em leilões deve ser revista urgentemente. Imagino o gosto amargo por pagar tanto.

Vamos monitorar quantos empregos serão gerados? E se a Petrobras abrirá concursos?

Aposto que se comparado com as perdas dos empregos na indústria naval será ínfimo!

Essa é uma previsão que não ficarei chateado se eu errar…

Que venha o próximo leilão!

Por Gustavo Pedreira

*Nota do Editor: Ficamos aqui imaginando a cara do Pedro Parente que reclama de 40% de um suposto”overprice” na indústria nacional, mas pagou 200% a mais que Shell e Total ofereceram nos mesmos blocos que a Petrobras arrematou. Vai entender…

Deixe uma resposta